Guarapuava, reconhecida como "Terra de Paisagens" é cidade pólo da Região Centro do Paraná, se identificando entre as mais importantes cidades interioranas do Estado. No século IXX foi uma das maiores unidades territoriais do Estado de São Paulo com uma área de 175 mil km2, limitando com três estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e os limites internacionais de Argentina e Paraguai. Anterior a época foi passagem de desbravadores e ponto neurálgico da Coroa de Portugal para a defesa e abertura das fronteiras do sul do país.
Dentre as maiores lendas da história de Guarapuava, se encontra a do Cacique Guairacá, conhecido como o "índio das 100 mil flechas" evidenciando os guerreiros ao seu comando na defesa da terra, a ele se lhe atribui o grito de guerra "Esta Terra tem Dono". Atualmente o município, é o maior do Paraná com uma área de 3.160 km2, conta com uma população estimada de mais de 170 mil habitantes e se identifica como importante corredor internacional em direção aos maiores centros produtivos e consumidores do Brasil, em distância a 673 km de São Paulo e 1.110 km do Rio de Janeiro.
É no agronegócio onde o município mantém seus maiores pilares econômicos, incluindo algumas das maiores genéticas mundiais no gado Charolês, o Cavalo Crioulo e no Frango.
Na área industrial no setor contém a segunda maior maltaria da América Latina de propriedade de uma das maiores cooperativas do Brasil. Contraste marcante de paisagens na região agrícola de Guarapuava no Distrito de Entre Rios, centro do agronegócios do município.
Dentre dos grandes atrativos do Turismo Ecológico, Guarapuava possui o quinto maior salto do país, o São Francisco com seus 196 metros de água em queda livre, compartilhado com os municípios de Turvo e Prudentópolis. Tudo de lado a um dos melhores climas de montanha em altura de 1.125 metros, com grande influência da Serra da Esperança.
O parque São Francisco da Esperança do município, integra uma série de lindos atrativos, cânion de incríveis proporções com paisagens desafiadoras, em diversas altitudes, assim como um passeio muito bonito de uma cachoeira menor, vinda do escoamento de um interessante rio, que vai explodir na gigantesca queda.
Os visitantes contam para sua proteção no lugar de observação com uma malha de proteção e um pequeno caminho natural em meio de árvores que determinam uma pequena floresta, com pequenos espaços de naturais de descanso e bancas de madeira.
Um enorme conjunto de canyons, divididos com os municípios vizinhos apresentam claramente a singular beleza da exuberante natureza da Serra da Esperança, que é uma continuação da Serra da Estrada Geral, que vai desde o Estado de Goiás até Rio Grande do Sul. Identificada como um dos maiores derrame de lavas vulcânicas do planeta.
A lindíssima Lagoa das Lágrimas, localizada no centro da cidade, acrescenta a sua estrutura natural, uma das mais belas e românticas lendas de amor, sobre a princesa índia que chorou pelo seu amado guerreiro que nunca mais voltou.
Pelas suas características que vai além das belezas naturais, o lugar esta destinado a se converter num dos maiores ícones do turismo regional.