sábado, 31 de março de 2012

A Pré-História no Turismo de Ponta Grossa


Com 4 emblemáticos atrativos, a cidade de Ponta Grossa no Estado do Paraná, ganha seu merecido reconhecimento como um dos importantes municípios brasileiros que podem apresentar vestígios pré-históricos de grande vulto: os Arenitos, Furnas, Lagoa Dourada e Buraco do Padre.

Parque Vila Velha 

O Parque Estadual Vila Velha, localizado a 20 km do centro de Ponta Grossa, permite ao visitante ter um encontro com um dos mais importantes sítios geológicos do Brasil em uma área de 3.803 hectares, onde após assistir a um documentário sobre a formosura do parque os turistas percorrem duas lindas trilhas para encontrar os famosos arenitos.

Arenitos 
Os Arenitos, são formações rochosas de 340 milhões de anos, deixado como produto da drenagem do mar existente anterior a essa época, que permitiu o surgimento do material arenoso, cimentado com óxido de ferro originando um conjunto de paredões de 20 a 30 metros de cor vermelha, os que por causa da erosão se converteram em verdadeiras esculturas enigmáticas.











As formas dos Arenitos são fascinantes, 
em gigantescos blocos que chamam poderosamente 
a atenção dos turistas.      





Furnas
Caminhando pelos alongados campos nativos, contrastando a paisagem aparecem as três Furnas, crateras de grande diâmetro que se mostram desafiadoras com sua singular e primitiva beleza, com 100 metros de profundidade, sendo a metade coberta de por água, com interligações subterrâneas entre si. As furnas são também chamadas popularmente como “Caldeirões do Inferno” com características extraordinárias deixadas pelo tempo para sua admiração.  




A imensa profundidade das Furnas, 
produzem até um pouco de medo a quem observa, 
convidando a conhecer um pouco mais sobre sua origem.    


Os paredões gigantescos da segunda Furna em visitação podem ser admirados desde um pequeno
mirante. 










Lagoa Dourada
Com seus 320 metros de diâmetro a Lagoa Dourada se converte no ponto crucial do encontro das águas calmas com as mesmas origens das Furnas, existindo uma ligação subterrânea por intermédio de um imenso lençol freático. Dentre suas características especiais a Lagoa é banhada pelos raios do sol refletindo nas douradas areias que proporcionam seu encanto peculiar junto a uma densa vegetação que permite ao visitante desfrutar de um cenário idílico de pura natureza, em sossego e total liberdade.




Um espetáculo diferente com o romantismo
próprio de uma natureza diferente, que serve de habitat para uma grande flora e fauna local.










De qualquer ângulo que observe a lindíssima
Lagoa Dourada, seus sentidos ficaram maravilhados
com tão aprazível visão.





As cristalinas águas, permitem observar uma diversidade
de peixes, enquanto o colorido da areia, reflete
o dourado perene e característico.          
 





Buraco do Padre
Chegando ao Distrito de Itaiacoca a 26 km do centro de Ponta Grossa, após do asfaltado, percorrendo posteriormente uma estrada rural de terra e pedregulhos em poucos quilômetros, avançando logo sobre uma bela trilha em meio de campos, bosques, mato, flores, riachos e pequenas cachoeiras, se alcança um autêntico anfiteatro subterrâneo de milhões de anos, conhecido como o “Buraco do Padre”.









Uma extraordinária natureza integra no 
borde da mata a trilha em direção 
ao Buraco do Padre.  













A trilha representa um presente para 
os visitantes, passando pela escolha 
do caminho. 

















Os imensos paredões tem a propriedade 
de atrair com suas placas e fendas que marcam os processos geológicos o interesse de quem chega ao lugar.   









O Buraco do Padre é uma grande furna, que apesenta uma concepção um pouco diferente a outros tipos de furnas, devido a abertura na sua base, tendo no seu interior ao invés de uma inundação de água de grande profundidade, uma verdadeira praia com uma imponente e lindíssimo salto que faz o deleite dos ousados banhistas. 





Espetáculos indefinidos de muita beleza, permitem ao visitante, elevar seus pensamentos a curiosidade de querer saber mais sobre uma época primitiva, que deixou vestígios ainda preservados para as novas gerações.   







O nome de Buraco do Padre se desprende sob a história dos padres jesuítas em processo de evangelização dos índios existentes na região, quando era costume dos jesuítas se dirigirem ao alto do planalto para fazer suas concentrações, oração e descanso. Diversas histórias e lendas também envolvem o lugar utilizado pelos bandeirantes para matança de índios, assim como a queda de bolas de fogos em noites de céu limpo e as proximidades a enterros de ouro.  





Um comentário: