Suas potencialidades podem ser transformadas na grande saída para a sustentação econômica e social de muitos municípios, desde que seja levado a sério porque somente em nossa nação existem mais de 3.209 municípios que detém a qualidade de "cidade com potencial turístico". Fora do Rio de Janeiro, "Cidade Maravilhosa" ícone do turismo nacional existem milhares de pontos turísticos ainda muito mal explorado.
São Fantásticas a quantia de dinheiro que se perde dia após dia por não existir uma verdadeira "política pública" nacional, estadual, regional e municipal efetiva para o seu aproveitamento pelos motivos mais diversos. O incrível que existem exemplos de turismo que muitos prefeitos ainda não querem observar, quando uma grande quantidade de municípios encontraram na atividade turística o "grande filão de ouro", criando suas bases para um atendimento profissional no aproveitamento dos seus recursos naturais e artificiais. Assim determinaram através de programas de planejamento, incentivo, capacitação e divulgação, o caminho para um desenvolvimento sustentável com recursos internos e externos. Conseqüentemente gerando maior emprego e renda em beneficio da sua população.
Florianópolis "A Ilha da Magia", um pedacinho de terra perdido no mar...cantada em prosa e verso..."jamais a natureza reuniu tanta beleza, jamais algum poeta teve tanto para contar".... a capital do Estado de Santa Catarina, mesmo que ainda não chegou ao máximo do seu potencial no aproveitamento do turismo como "a Capital Turística do Mercosul' com suas 42 praias paradisíacas, mas contudo recebe uma grande fatia do volume de turistas estrangeiros que chegam ao país nas diferentes épocas do ano. Perto dela em todos os lados uma série de cidades que começaram a vislumbrar o potencial da atividade que mais cresce no mundo, dividindo a fascinação das águas termais em Santo Amaro da Imperatriz, Rancho Queimado, Tubarão, Itá, Piratuba, só por mencionar algumas, seguido por montanhas com as lindíssimas paisagens das serras onde cai até neve em São Joaquim. Para logo voltar ao litoral e encontrarmos com o manto de algumas das maiores minas de carvão e a produção do azulejo de Criciúma, uma das maiores camadas da matéria prima do planeta. E no percurso também é possível conhecer as fontes da produção dos afamados vinhos de Urussanga, Pedras Grandes, Treviso, reflexo da cultura italiana.
E por fim Balneário Camboriú, a "Pérola do Atlântico Sul" um grande centro de lazer que parece um sonho vivo contém tudo o conforto que você pode imaginar em termos de cidade balneário com as características próprias de uma pequena de 46,489 km2 de superfície, sendo a segunda cidade menor do Estado abrigando uma população de 108.099 habitantes segundo IBGE, com uma maires densidades de prédios do Brasil, eleito o município com melhor qualidade de vida do litoral catarinense em pesquisas da ONU esta entre as 50 cidades brasileiras com maior IDH na 7º posição, recebendo aproximadamente quase 2 milhões de turistas por ano em temporada de verão. Ainda continuando a bela e rica Itajaí o principal porto, indo em direção a Blumenau o centro dos municípios da colonização alemã, junto a Pomerode, Indaial, Timbó, Jaraguá do Sul, Schroeder, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Mafra e regressando à capital os característicos municípios italianos de Ascurra, Rodeio, Benedito Novo, Ibirama, Rio dos Cedros, Rio do Oste, onde se fábrica a maior polenta do mundo e se realizam no conjunto da região as mais lindas festas italianas. etc...
Em fim muito por se conhecer e desfrutar sem contar no entretenimento el lazer com o quinto maior parque temático do mundo e o maior da América do Sul o Beto Carrero World no município de Penha, com todos os brinquedos imagináveis e as maiores fantasias idealizadas por Sergio Murad e hoje super bem atendido pela sua família como um sonho feito realidade com diversão para todas as idades. Além de tantos outros atrativos em Joinville e tantas outras cidades catarinenses que são modelos do turismo brasileiro. Por isso que continuamos a dizer com toda nossa experiência em vivência internacional, que o "sucesso do destino turístico está ligado, além das belezas naturais e atrativas" com o que ele pousa oferecer, ao atendimento com qualidade para o visitante. Outra coisa importante, a saber, é que praticamente ninguém quer ir a lugares feios, pelo contrario a maioria das pessoas viajam para conhecer e sentir emoções novas em locais bonitos.
É necessária sempre a profissionalização na prestação dos serviços turísticos em todas as atividades. Os atrativos não podem estar estruturados sem base profissional na sua concepção, também é importante entender cada atrativo, na idéia de fazer dele o ponto de informação adequado para um maior envolvimento com os habitantes da cidade.
O turismo deve estar intimamente conectado com a educação e cultura do seu povo, incrementando o que poderíamos denominar de ciclo educativo, a começar pela capacitação, treinamento de pessoas, ativando melhores serviços aos turistas, maior produtividade do empreendimento, ampliando os benefícios para a comunidade local e permitindo que os turistas se sentam satisfeitos. Somente poderemos estar satisfeitos quando esse turista que vai embora volte e traga no mínimo mais pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário