terça-feira, 17 de julho de 2012

São Paulo Especial


CASA COR O GRANDE ESPAÇO DA ARQUITETURA

Ainda repercute o sucesso da CASA COR, reconhecido como o maior evento da arquitetura, decoração e paisagismo das Américas, e o segundo maior do mundo, que este ano apresentou o tema “MODA. ESTILO. TECNOLOGIA.”. Retratando parte importante do universo fashion e da sofisticação do design, onde foram mostradas desde piscinas com Cristais Zakharov, casas em estilo futurista sobre forma de bolha especial para ambiente ecológico, até quartos de princesa que parecem sair das revistas de quadrinhos, assim como ambientes modernos e diferenciados.








Marcas nacionais e internacionais de tendência com materiais. “Texturas e cores que servem de referência para os estilistas estão sendo rapidamente absorvidos e ganham novas interpretações nos projetos de arquitetura, design de interiores e nos itens de construção, onde arquitetos procuram aliar a utilização de materiais sustentáveis ao conforto e a beleza. Ambientes ecologicamente corretos, com redução de consumo de água e resíduos, jardins verticais, além de móveis e revestimentos com madeira de demolição têm se tornado itens de desejo de quem aprecia arquitetura e decoração” como afirmou Angelo Derenze, presidente da CASA COR.

Na sua 26ª edição a Casa Cor que é realizada em espaço anexo do Jockey Club de São Paulo, apresentou mais de 90 ambientes assinados por nomes renomados do mundo da arquitetura, design de interiores e paisagismo. No seu plano diretor o evento mostrou a majestosidade da Casa Cor, considerada marca de bom gosto e que desperta o desejo e a percepção de viver e morar bem em milhares de pessoas. Este ano a feira recebeu a consultoria do premiado arquiteto Gianfranco Vannucchi.

Como é tradicional a realização de homenagens, este ano a Casa Cor homenageou ao empresário e apresentador João Doria Júnior e Constanza Pascolato, empresária e consultora de moda, ambos pelo seu estilo elegante de viver bem. Dentre o pessoal da imprensa convidado especialmente estiveram presente os colunistas da APACOS, Associação Paulistas de Colunistas Sociais, provenientes das diversas regiões do Estado de São Paulo e alguns dos Estados de Goiás e Paraná.



quarta-feira, 20 de junho de 2012

TURISMO EM ALTA

Turismo uma força motora ativa

São poucos no mundo de hoje os que observam o turismo como uma utopia, pelo contrario ninguém pode estar alheio que o turismo é uma das mais eficientes atividades econômicas que mais cresce, envolvendo a cada dia diferentes seguimentos. Atualmente equivale à segunda economia mundial, enquanto no Brasil a situação não é muito diferente e o turismo já se situa no terceiro lugar na pauta das exportações do país.



Suas potencialidades podem ser transformadas na grande saída para a sustentação econômica e social de muitos municípios, desde que seja levado a sério porque somente em nossa nação existem mais de 3.209 municípios que detém a qualidade de "cidade com potencial turístico". Fora do Rio de Janeiro, "Cidade Maravilhosa" ícone do turismo nacional existem milhares de pontos turísticos ainda muito mal explorado.
São Fantásticas a quantia de dinheiro que se perde dia após dia por não existir uma verdadeira "política pública" nacional, estadual, regional e municipal efetiva para o seu aproveitamento pelos motivos mais diversos. O incrível que existem exemplos de turismo que muitos prefeitos ainda não querem observar, quando uma grande quantidade de municípios encontraram na atividade turística o "grande filão de ouro", criando suas bases para um atendimento profissional no aproveitamento dos seus recursos naturais e artificiais. Assim determinaram através de programas de planejamento, incentivo, capacitação e divulgação, o caminho para um desenvolvimento sustentável com recursos internos e externos. Conseqüentemente gerando maior emprego e renda em beneficio da sua população.

Florianópolis "A Ilha da Magia", um pedacinho de terra perdido no mar...cantada em prosa e verso..."jamais a natureza reuniu tanta beleza, jamais algum poeta teve tanto para contar".... a capital do Estado de Santa Catarina, mesmo que ainda não chegou ao máximo do seu potencial no aproveitamento do turismo como "a Capital Turística do Mercosul' com suas 42 praias paradisíacas, mas contudo recebe uma grande fatia do volume de turistas estrangeiros que chegam ao país nas diferentes épocas do ano. Perto dela em todos os lados uma série de cidades que começaram a vislumbrar o potencial da atividade que mais cresce no mundo, dividindo a fascinação das águas termais em Santo Amaro da Imperatriz, Rancho Queimado, Tubarão, Itá, Piratuba, só por mencionar algumas, seguido por montanhas com as lindíssimas paisagens das serras onde cai até neve em São Joaquim. Para logo voltar ao litoral e encontrarmos com o manto de algumas das maiores minas de carvão e a produção do azulejo de Criciúma, uma das maiores camadas da matéria prima do planeta. E no percurso também é possível conhecer as fontes da produção dos afamados vinhos de Urussanga, Pedras Grandes, Treviso, reflexo da cultura italiana.

Logo o berço da história em Laguna, a terceira mais antiga cidade do Brasil, o município de Anita Garibaldi reconhecida como a "Heroína dos dois Mundos", continuando a "Pedras Altas" atual paraíso do nudismo do Estado Catarinense, como bem mostra a foto do Guiadolitoralsul. Voltando na direção a Floripa para logo continuar a São José um dos municípios de maior crescimento nos últimos tempos e continuando a Porto Belo com seus mais incríveis e belos atrativos que serve para a recepção de transatlânticos turísticos, guardando a história de piratas, na Enseada das Garopas, conhecida internacionalmente, continuando a Bombas e Bombinhas com espetáculos de praia realmente lindos. Sem falar agora dos atrativos da pequena e turística nova Trento que abriga o Santuário de Santa Paulina, a primeira Santa do Brasil.
 E por fim Balneário Camboriú, a "Pérola do Atlântico Sul" um grande centro de lazer que parece um sonho vivo contém tudo o conforto que você pode imaginar em termos de cidade balneário com as características próprias de uma pequena de 46,489 km2 de superfície, sendo a segunda cidade menor do Estado abrigando uma população de 108.099 habitantes segundo IBGE, com uma maires densidades de prédios do Brasil, eleito o município com melhor qualidade de vida do litoral catarinense em pesquisas da ONU esta entre as 50 cidades brasileiras com maior IDH na 7º posição, recebendo aproximadamente quase 2 milhões de turistas por ano em temporada de verão. Ainda continuando a bela e rica Itajaí o principal porto, indo em direção a Blumenau o centro dos municípios da colonização alemã, junto a Pomerode, Indaial, Timbó, Jaraguá do Sul, Schroeder, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Mafra e regressando à capital os característicos municípios italianos de Ascurra, Rodeio, Benedito Novo, Ibirama, Rio dos Cedros, Rio do Oste, onde se fábrica a maior polenta do mundo e se realizam no conjunto da região as mais lindas festas italianas. etc...
Em fim muito por se conhecer e desfrutar sem contar no entretenimento el lazer com o quinto maior parque temático do mundo e o maior da América do Sul o Beto Carrero World no município de Penha, com todos os brinquedos imagináveis e as maiores fantasias idealizadas por Sergio Murad e hoje super bem atendido pela sua família como um sonho feito realidade com diversão para todas as idades. Além de tantos outros atrativos em Joinville e tantas outras cidades catarinenses que são modelos do turismo brasileiro.
Por isso que continuamos a dizer com toda nossa experiência em vivência internacional, que o "sucesso do destino turístico está ligado, além das belezas naturais e atrativas" com o que ele pousa oferecer, ao atendimento com qualidade para o visitante. Outra coisa importante, a saber, é que praticamente ninguém quer ir a lugares feios, pelo contrario a maioria das pessoas viajam para conhecer e sentir emoções novas em locais bonitos.
É necessária sempre a profissionalização na prestação dos serviços turísticos em todas as atividades. Os atrativos não podem estar estruturados sem base profissional na sua concepção, também é importante entender cada atrativo, na idéia de fazer dele o ponto de informação adequado para um maior envolvimento com os habitantes da cidade.
O turismo deve estar intimamente conectado com a educação e cultura do seu povo, incrementando o que poderíamos denominar de ciclo educativo, a começar pela capacitação, treinamento de pessoas, ativando melhores serviços aos turistas, maior produtividade do empreendimento, ampliando os benefícios para a comunidade local e permitindo que os turistas se sentam satisfeitos. Somente poderemos estar satisfeitos quando esse turista que vai embora volte e traga no mínimo mais pessoas.

sábado, 7 de abril de 2012

Gramado a Terra do Chocolate do Brasil

Rio Grande do Sul: chocolate para todos os gostos    

Uma das cidades que os amantes do chocolate não podem deixar de visitar em qualquer época do ano, pela sua imensa variedade, em opções inacreditáveis é  Gramado no Estado do Rio Grande do Sul, onde se encontram algumas das maiores fábricas de chocolate, que fazem a delicia dos adultos, jovens e crianças que se rendem ao fascínio do tentador produto.




As fábricas de chocolate apresentam o processo da produção como um grande atrativo turístico da cidade de Gramado.











Para todos os gostos com os diversos tamanhos, os chocolates se apresentam despertando o interesse dos visitantes.













O marketing do chocolate é da maior qualidade, mesmo quando o tamanho apresentado na foto já foi alcançando em Gramado. Mesmo quando a "maior barra de chocolate do mundo" foi fabricado em Chicago nos Estados Unidos, pesando cinco toneladas com 6,5 metros de comprimento.


O maior chocolate em "forma de coelho do mundo" com 3 metros de altura foi montado em Florianópolis, Santa Catarina, o que desmontado foi levado as entidades filantrópicas, para carentes da cidade.


O mais lindo de Gramado além de todos seus atrativos naturais e inteligentemente realizados pelo homem e sua qualidade em hospitalidade, é sua especialidade chocolateira, que ganha espaço a cada dia com sua distribuição regional e nacional.






Apelos de todos os tipos para chamar a atenção dos visitantes de todas as idades, formam parte do marketing das empresas do Chocolate de Gramado.














Até com dose de humor, além de uma eficiente estrutura de atendimento em todos os sentidos e para todos os gostos.

sábado, 31 de março de 2012

A Pré-História no Turismo de Ponta Grossa


Com 4 emblemáticos atrativos, a cidade de Ponta Grossa no Estado do Paraná, ganha seu merecido reconhecimento como um dos importantes municípios brasileiros que podem apresentar vestígios pré-históricos de grande vulto: os Arenitos, Furnas, Lagoa Dourada e Buraco do Padre.

Parque Vila Velha 

O Parque Estadual Vila Velha, localizado a 20 km do centro de Ponta Grossa, permite ao visitante ter um encontro com um dos mais importantes sítios geológicos do Brasil em uma área de 3.803 hectares, onde após assistir a um documentário sobre a formosura do parque os turistas percorrem duas lindas trilhas para encontrar os famosos arenitos.

Arenitos 
Os Arenitos, são formações rochosas de 340 milhões de anos, deixado como produto da drenagem do mar existente anterior a essa época, que permitiu o surgimento do material arenoso, cimentado com óxido de ferro originando um conjunto de paredões de 20 a 30 metros de cor vermelha, os que por causa da erosão se converteram em verdadeiras esculturas enigmáticas.











As formas dos Arenitos são fascinantes, 
em gigantescos blocos que chamam poderosamente 
a atenção dos turistas.      





Furnas
Caminhando pelos alongados campos nativos, contrastando a paisagem aparecem as três Furnas, crateras de grande diâmetro que se mostram desafiadoras com sua singular e primitiva beleza, com 100 metros de profundidade, sendo a metade coberta de por água, com interligações subterrâneas entre si. As furnas são também chamadas popularmente como “Caldeirões do Inferno” com características extraordinárias deixadas pelo tempo para sua admiração.  




A imensa profundidade das Furnas, 
produzem até um pouco de medo a quem observa, 
convidando a conhecer um pouco mais sobre sua origem.    


Os paredões gigantescos da segunda Furna em visitação podem ser admirados desde um pequeno
mirante. 










Lagoa Dourada
Com seus 320 metros de diâmetro a Lagoa Dourada se converte no ponto crucial do encontro das águas calmas com as mesmas origens das Furnas, existindo uma ligação subterrânea por intermédio de um imenso lençol freático. Dentre suas características especiais a Lagoa é banhada pelos raios do sol refletindo nas douradas areias que proporcionam seu encanto peculiar junto a uma densa vegetação que permite ao visitante desfrutar de um cenário idílico de pura natureza, em sossego e total liberdade.




Um espetáculo diferente com o romantismo
próprio de uma natureza diferente, que serve de habitat para uma grande flora e fauna local.










De qualquer ângulo que observe a lindíssima
Lagoa Dourada, seus sentidos ficaram maravilhados
com tão aprazível visão.





As cristalinas águas, permitem observar uma diversidade
de peixes, enquanto o colorido da areia, reflete
o dourado perene e característico.          
 





Buraco do Padre
Chegando ao Distrito de Itaiacoca a 26 km do centro de Ponta Grossa, após do asfaltado, percorrendo posteriormente uma estrada rural de terra e pedregulhos em poucos quilômetros, avançando logo sobre uma bela trilha em meio de campos, bosques, mato, flores, riachos e pequenas cachoeiras, se alcança um autêntico anfiteatro subterrâneo de milhões de anos, conhecido como o “Buraco do Padre”.









Uma extraordinária natureza integra no 
borde da mata a trilha em direção 
ao Buraco do Padre.  













A trilha representa um presente para 
os visitantes, passando pela escolha 
do caminho. 

















Os imensos paredões tem a propriedade 
de atrair com suas placas e fendas que marcam os processos geológicos o interesse de quem chega ao lugar.   









O Buraco do Padre é uma grande furna, que apesenta uma concepção um pouco diferente a outros tipos de furnas, devido a abertura na sua base, tendo no seu interior ao invés de uma inundação de água de grande profundidade, uma verdadeira praia com uma imponente e lindíssimo salto que faz o deleite dos ousados banhistas. 





Espetáculos indefinidos de muita beleza, permitem ao visitante, elevar seus pensamentos a curiosidade de querer saber mais sobre uma época primitiva, que deixou vestígios ainda preservados para as novas gerações.   







O nome de Buraco do Padre se desprende sob a história dos padres jesuítas em processo de evangelização dos índios existentes na região, quando era costume dos jesuítas se dirigirem ao alto do planalto para fazer suas concentrações, oração e descanso. Diversas histórias e lendas também envolvem o lugar utilizado pelos bandeirantes para matança de índios, assim como a queda de bolas de fogos em noites de céu limpo e as proximidades a enterros de ouro.  





segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Treze Tílias um pedaço da Áustria em Santa Catarina

Existe um lugar fora do comum no Estado de Santa Catarina, esse é Treze Tílias, reconhecido internacionalmente como O Tirol Brasileiro", pela origem dos seus primeiros imigrantes, fundada por Andreas Talher, que foi ministro da Agricultura da Áustria, sob o nome de Colônia Dreizehnlinden por volta dos anos trinta.





Um dos atrativos da cidade que causa o primeiro impacto além das construções em estilo germânico em geral, são a prefeitura e o castelinho construído em 1936, servindo de moradia para o fundador do município e como Prefeitura Municipal, passando a contar de começos de século a ser museu.














A lindíssima Prefeitura Municipal de Treze Tílias já se apresenta como um importante atrativo da cidade, com uma construção fora do comum e acento naturalmente europeu e único.










A bela praça principal da cidade é outro dos pontos turísticos, frente a igreja que também é um atrativo por si só e conta com uma bonita descida de água artificial, compartilhada com jardim florido.







Também a cidade é reconhecida no aspecto comercial pelos seus deliciosos chocolates, o artesanato e sua excelente produção leiteira que já ultrapasso os limites do município alcançando o Brasil. Treze Tílias também realiza uma das mais lindas festas tradicionais que vale a pena conhecer, a "Tirolerfest" ou Festa da Imigração Austríaca, que ocorre em outubro.      






Flores de Entre Rios em Guarapuava, apresenta um roteiro especial

A produção de flores em Guarapuava vem acontecendo há muitos anos, sendo destaque neste ultimo tempo pela qualidade que é reconhecida não somente de forma regional com também nacional. Sendo um dos projetos mais imediatos a criação de um roteiro que já vem ganhando espaço neste último tempo onde as pessoas poderão admirar a produção de flores e outros tipos de plantas ornamentais assim como acessórios próprios do jardim.

Dentro disso é importante destacar a empresa e centro de visitação Haus Hom, que inclui um viveiro, todos os serviços de floricultura, paisagismo, decorações e jardinagem com matriz na Colônia Jordãozinho no Distrito de Entre Rios em Guarapuava.  


Plantas diversas de grande qualidade em um dos maiores viveiros da Região de Guarapuava é encontrado em Entre Rios, caracterizada pela sua descendência germânica.

Flores motivo para produzir um dos mais lindos roteiros com cores e alegria nos olhos durante a visitação, com processo tradicional de seleção e embalagem, assim como um lugar especial de loja e exposição permanente que vale a pena conhecer.


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Apresentação do Projeto Roteiro Turístico do Paraná

Esta é a apresentação do Projeto Roteiro Turístico da Região Serrana do Paraná, que integrará vários municípios da Região Centro, para serem formatados no projeto da Câmara de Indústria e Comércio do Mercosul e Américas "Mundial de Futebol 2014 e Olimpíadas 2016", que ficara em promoção junto os 20 escritórios mundiais e comitês nacionais da organização. Veja algumas das fotos de algumas dos lindos cenários dos destinos turísticos e visual especial.


O Parque das Araucárias de Guarapuava, contendo uma
das maiores florestas de Araucárias do Brasil, integrando outros atrativos no lugar como um dos maiores museus entomológicos da América Latina, com as mais lindas borboletas em diferentes tonalidades.















O Salto São Francisco, no Parque Municipal São Francisco da Esperança de Guarapuava, o quinto maior salto do país, com 196 metros de água em queda livre, compartilhado com os municípios de Turvo e Prudentópolis. 











O Morro do Chapéu, o cartão postal na entrada da
Serra da Esperança na divisão dos municípios
de Prudentópolis e Guarapuava.



Imensas cachoeiras podem ser encontrados nos mais diversos distritos de Guarapuava.
Esta bela queda de água de mais o menos 60 metros, esta localizada no Distrito de Palmeirinha,
no lugar também podem ser encontrados outros lindos atrativos do Turismo Rural.  



Passeios maravilhosos no 
Parque do Jordão, com espetáculos 
naturais dos mais diversos. 




No município de Bituruna , a segunda maior imagem de Santa do Mundo e a segunda em imagem religiosa, Santa Bárbara com seus imponentes 34 metros de altura, perdendo somente para o Cristo Redentor com 38 metros. 




                                                                                                          Bituruna com sua natureza exuberante, apresenta incríveis atrativos, dentre eles verdadeiros espetáculos da natureza, incluindo um belo lago navegável com passeios inesquecíveis.








Bituruna marca seu diferencial, com seu Parque Municipal de Águas 
Mornas Sulfurosas, que afloram a 36º com suas propriedades terapêuticas medicinais que começam a ser descobertas.  


Dentre os grandes eventos acontece a Festa da Uva, a Noite do Vinho, e uma das mais famosas a Festa da Polenta, onde é produzida "a maior polenta do mundo em extensão", alcançando os 54 metros.